How I Organise Myself and the Blog

15:36:00


A while ago I saw a post similar to this and I learned so much from it that I thought I would do one myself after implementing a new organisation method into my life.
This post is particularly interesting if you have a blog. In the beginning, you might not have that much work but as your blog grows, the amount of stuff to do grows as well. And it's important to have a good organisation routine before the work starts to pile up, not after, which is what most people do. So if your blog hasn't taken off yet, don't think you're free from having to worry about being organised.

Há uns tempos eu vi um post parecido com este e aprendi tanto que pensei em fazer um eu mesma depois de implementar um novo método de organização na minha vida.
Este post é particularmente interessante se tiveres um blog. No início, podes não ter muito trabalho mas à medida que o teu blog cresce, a quantidade de coisas a fazer cresce também. E é importante ter uma boa rotina de organização antes que o trabalho fique demasiado, não depois, que é algo que a maioria das pessoas faz. Por isso se o teu blog ainda não subiu às estrelas, não penses que estás livre de te preocupares em estares organizada/o.

Planner \ Agenda

This is the most obvious one of all. Getting a planner or making one yourself is the first step to staying organised. There are a lot of planners out there and it might be hard to choose so go for the one that better fits your needs. Search online for some inspiration and check what other bloggers find useful in a planner.

Este é o mais óbvio de todos. Comprar uma agenda ou fazê-la tu mesma/o é o primeiro passo para se ser organizado. Existem muitas agendas por aí e pode ser difícil escolher por isso vai pela que melhor se enquadra nas tuas necessidades. Procura online por isnpiração e vê o que outras bloggers acham útil numa agenda.

The right planner \ A agenda certa

Like I said, you need a planner that fits your needs, which in my case, I would need one with enough space to write down what to do in every day of the week including weekends because that's when I plan and shoot certain posts. Another thing I find useful in planners is a bookmark. Not all planners have that little string to mark down what week we're in and I find it really useful.  Another aspect I find helpful is when planners have the hours of the day written down so that you can plan anything including the time you want to do it at. And finally, one thing I find useful is when planners have a few empty sheets at the end or in the beginning. They're always helpful.

Como eu disse, precisas de uma agenda que se enquadra nas tuas necessidades, o que no meu caso, precisaria de uma com espaço suficiente para escrever tudo o que preciso de fazer todos os dias da semana incluindo fins-de-semana porque é aí que eu planeio e tiro fotos para certos posts. Outra coisa  que acho útil é um marcador de páginas. Nem todas as agendas têm aquela fita para marcar a página da semana em que estamos e eu acho-a muito útil. Outro aspeto que acho que ajuda é quando as agendas têm as horas do dia escritas para poder planear tudo incluindo a hora a que queres fazê-lo. E finalmente, uma coisa que acho útil é quando as agendas têm algumas folhas vazias no fim ou no início. São sempre prestáveis.

How to use it \ Como a usar

In order for the planner to work you need to know how to use it. The best tip I can give you is to write down every little task you need to do that day, including at what time you want to do it. And when I say every little task, I mean it. Write down when you're supposed to start writing a post, when you're gonna take/edit pictures for it, when you're gonna post it, when you're gonna wake up or go to bed, when you're going to the gym, when you're gonna have lunch, etc. Every little thing about your life needs to be on that planner and eventually, you'll build a routine and then you won't need to write down everything but the big important things and even then, you need to prep your schedule for the day you have a big thing to make sure everything goes well.

Para que uma agenda funcione precisas de a saber usar. A melhor dica que te posso dar é escreveres tudo o que precisas de fazer naquele dia, incluindo as horas a que o queres fazer. E quando eu digo tudo, quero mesmo dizer tudo. Escreve quando é suposto começares a escrever um post, quando tens de editar/tirar fotos, quando o vais publicar, quando acordas ou vais dormir, quando vais ao ginásio, quando almoças, etc. Todos os detalhes da tua vida têm de estar na agenda e eventualmente, vais construindo uma rotina e já não precisas de escrever tudo para além de coisas importantes e mesmo aí, precisas de preparar o teu horário para esse dia em que tens algo importante para que tudo corra bem.

A small notebook \ Um caderno pequeno

A small notebook is always helpful because when you have a creative job/hobby you need to be able to always have your brain working on new ideas and the best way to keep your brain free is to write down every idea you have instead of storing it in your mind and having to worry about not forgetting it. That notebook needs to be your best friend. Don't go anywhere without it but if you really can't take it with you, note down everything you think of on your phone and then copy it to your notebook once you get home. Not only write down ideas on that notebook but also do whatever else you want. Draw, write stories, plan out text posts, write down contacts, etc. That notebook needs to be your little creative space outside your brain.

Um caderno pequeno é sempre útil porque quando tens um emprego/hobby criativo precisas de ter sempre o teu cérebro a trabalhar em ideias novas e a melhor forma de manteres o teu cérebro livre é escrever todas as ideias em vez de as armazenares na tua mente e teres de te preocupar em não as esqueceres. Esse caderno precisa de ser o teu melhor amigo. Não vás a lado nenhum sem ele mas se não o puderes levar mesmo, anota tudo no teu telemóvel e depois copia para o caderno assim que chegares a casa. Não só escreve as tuas ideias mas também faz o que te apetecer. Desenha, escreve histórias, planeia posts em texto, anota contactos, etc. Esse caderno tem de ser o teu pequeno espaço criativo fora da tua mente.

Plan weeks ahead \ Planeia semanas à frente

In order to be organised, you need to think ahead of your time. Plan out days or even weeks ahead and constantly check back at your plans in case you need to change them. Check your schedule for the next day before you go to bed. Check your schedule for the week ahead every Sunday. Check out all the important events happening in the month ahead every 30th/31st. Always be ready for whatever life throws at you and always be ready to change your schedule at the last minute.

Para seres organizada/o, precisas de pensar à frente do teu tempo. Planeia dias ou até semanas à frente e vê os teus planos constantemente para o caso de precisares de os mudar. Vê o teu horário para o dia seguinte antes de ires para a cama. Vê o teu horário para a semana a seguir todos os domingos. Vê os eventos mais importantes que vão acontecer no mês seguinte todos os dias 30/31. Está sempre pronta/o para o que quer que a vida te atire para cima e está pronta/o para mudar o teu horário à última da hora.

Better safe than sorry \ Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

If you have a little free time, start doing things early. If you were supposed to start writing a post in a few hours or in the day after, if you have a little time to do it in that moment, do it. That gives you a bit of time in case something happens at the last minute or in case that post takes longer than you imagined. Always play safe and do it today even if you think you could do it tomorrow.

Se tiveres um pouco de tempo livre, começa a fazer as coisas mais cedo. Se era suposto começares a escrever um post em algumas horas ou no dia seguinte, se tiveres algum tempo para o fazer naquele momento, fá-lo. Isso dá-te algum tempo para o caso de algo acontecer à última da hora ou para o caso do post demorar mais do que aquilo que estavas à espera. Joga sempre pelo seguro e não deixas para amanhã o que podes fazer hoje.

"Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque"

That's an old Portuguese saying that translates to if you're working, you're working, if you're having fun, you're having fun. That's a fun aspect of being successful that I learned from these two children that went on a tv show for being professional dancers at the age of 12. Their way of keeping their lives organised and successful was to worry about school when they were in school and worry about dance when they were practising. That's also important in our lives. If you're working, focus on it and only on it and when you're not working, focus on your family, friends or whatever else you do in your free time. If blogging is your hobby and you have a full-time job, don't think about the blog when you're working and don't think about your job when you're blogging. I know it's easier said than done but if you try you'll see how easy all your tasks become when you're focusing on one thing at a time.

Este é um aspeto engraçado que aprendi com duas crianças que foram a um programa de televisão por serem bailarinos profissionais aos 12 anos. A forma deles terem uma vida organizada e com sucesso era preocuparem-se com a escola quando estavam na escola e preocuparem-se com a dança quando estavam nos ensaios. Isso também é importante nas nossas vidas. Se estiveres a trabalhar, foca-te nisso e apenas nisso e quando não estás a trabalhar, foca-te na tua família, amigos ou o outra coisa que faças nos teus tempos livres. Se ter um blog é o teu hobby e tiveres um emprego full-time, não penses no blog quando estiveres a trabalhar e não penses no trabalho quando estiveres no blog. Eu sei que é fácil falar mas se tentares vais ver o quão fáceis são as tuas tarefas quando te focas numa coisa de cada vez.

Choose your posts wisely \ Escolhe os teus posts com sabedoria

Especially with sponsored posts. If a company contacts you and their proposal doesn't float your boat, don't do it. If you have do write a post about something you don't particularly like or if it's a topic you usually wouldn't talk about on your blog, don't do it just for the money. Not only you'd be tricking your readers into thinking you believe in a product/company you don't actually like, but you'd also be putting more work on your shoulders. Isn't it easier to write about stuff you love? Then stick to it and you'll be organised even without noticing.

Especialmente com posts patrocinados. Se uma empresa te contactar e a proposta deles não for a tua praia, não o faças. Se tiveres que escrever um post sobre algo que não gostas ou um tópico que normalmente não falas no teu blog, não o faças só pelo dinheiro. Não só estarás a enganar os teus leitores a pensar que acreditas num produto/marca que não gostas, como também estarás a pôr mais trabalho aos teus ombros. Não é mais fácil escrever sobre coisas que gostas? Então faz isso e serás organizada/o sem te aperceberes.

P.S.- Should I stop translating my posts to portuguese? I feel like it gets a bit confusing for people who don't speak portuguese and I barely get any readers from portuguese speaking countries so I don't know I should do. Tell me in the comments please and help me out.

P.S.- Devia parar de traduzir os meus posts para português? Eu sinto que fica um pouco confuso para as pessoas que não falam português e eu quase não tenho leitores de países de língua portuguesa por isso não sei o que fazer. Digam-me nos comentários por favor e ajudem-me.

I hope you're having a great day, 
Marta Ribeiro xx 

The original picture used is from pixabay.com and edited by me.

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